Missionários
Claretianos Brasil

Paróquias

"Todos os dias, eu celebrava a missa muito cedo, e logo me punha no confessionário e não me levantava enquanto houvesse gente."
(Claret).

Desde a sua chegada no Brasil, em 1895, os Missionários Claretianos sempre serviram o Povo de Deus e a Igreja do Brasil em muitas paróquias, lugar privilegiado do Serviço da Palavra, pequena porção do Rebanho do Senhor. De norte a sul deste nosso imenso país, os Claretianos construíram, formaram e edificaram comunidades paroquiais.

Hoje, o serviço missionário da Província Claretiana do Brasil está presente em 28 paróquias, no Brasil e na África. Nas mais diferentes realidades, dentre tantas frentes de trabalho dos Missionários Claretianos na Terra de Santa Cruz, as Paróquias são as de maior número e as que mais materializam nossa identidade carismática, pois a Paróquia Missionária Claretiana deve ser aquela que, sem esquecer as noventa e nove ovelhas já congregadas, sai em busca daquela que ainda está longe do redil do Bom Pastor.

Assim diz o Documento de Aparecida sobre as paróquias:

Do Documento de Aparecida: (319-320; 381)

319. A dimensão comunitária é intrínseca ao mistério e à realidade da Igreja que deve refletir a Santíssima Trindade. Esta dimensão especial tem sido vivida de diversas maneiras ao longo dos séculos. A Igreja é comunhão. Portanto, deve se cultivar a formação comunitária especialmente na paróquia. Com diversas celebrações e iniciativas, especialmente com a Eucaristia dominical, que é “momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado” os fiéis devem experimentar a paróquia como uma família na fé e na caridade, onde mutuamente se acompanhem e se ajudem no seguimento de Cristo.

320. As Paróquias são células vivas da Igreja e os lugares privilegiados em que a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e de sua Igreja. Encerram uma imensa riqueza comunitária porque nelas se encontra uma imensa variedade de situações, de idades, de tarefas. Sobretudo hoje, quando as crises da vida familiar afeta a tantas crianças e jovens, as Paróquias oferecem um espaço comunitário para se formar na fé e crescer comunitariamente.

381. A pastoral da Igreja não pode prescindir do contexto histórico onde vivem seus membros. Sua vida acontece em contextos sócio-culturais bem concretos. Estas transformações sociais e culturais representam naturalmente novos desafios para a Igreja em sua missão de construir o Reino de Deus. Em fidelidade ao Espírito santo que a conduz, nasce dali a necessidade de uma renovação eclesial, que envolve reformas espirituais, pastorais e também institucionais.

 

Nossas paróquias

Últimas notícias