Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Tema: Santos André Kim Taegon, Presbítero, Paulo Chong Hasang e Companheiros, Mártires (Memória)

1Tm 6,2c-12: Tu que és um homem de Deus, procura a justiça.

Sl 48 (49),6-7. 8-10. 17-18. 19-20 (R. Mt 5,3): Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

Lc 8,1-3: Andavam com ele várias mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

Naquele tempo: Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

Comentário

O limite da vida humana é a morte, e diante dela é preciso colocar-se para tomar as decisões mais importantes. Para o homem de fé, no entanto, o que orienta todo o seu projeto não é a morte, mas a vida eterna, e a partir daí devemos contemplar o resto. Portanto, na primeira leitura, a recomendação a Timóteo é que seja coerente e que não lucre com a religião. Timóteo foi um jovem líder de uma comunidade eclesial, ao qual o escritor aconselha a evitar a ganância e ser fiel à sua vocação batismal. Roupa e comida eram as necessidades básicas para sobreviver no mundo do primeiro século, e estavam ao alcance de uns poucos. Hoje, em nossas sociedades consumistas, governadas pelo mercado, multiplicamos as necessidades. O espírito cristão, no entanto, nos previne contra o desejo de acumular e consumir. O velho princípio da partilha equitativa dos bens materiais não foi substituído pelo ideal cristão. Nisto se juntam todas as confissões religiosas.

Santo do Dia

S. André Kim Taegón, Paulo Chóng Hasang e seus companheiros

séc. XIX ? mártires da Coréia

Por muito tempo, o catolicismo foi considerado, na Coréia, uma \"religião perversa?, pois suprimia nos convertidos os laços com o passado e com os cultos tradicionais. A essa questão religiosa somou-se também aquela do expansionismo europeu, visto pelo Estado coreano como ameaça às instituições. Se por um lado, isso custou à comunidade cristã cerca de 80 anos (1801-1883) de perseguição, por outro a exaltou com 103 mártires, entre os quais se destacam o primeiro sacerdote, André Kim e o leigo evangelizador, Paulo Chóng, ambos de origem coreana. Antes de ser executado S. André Kim escreveu aos seus fiéis:
Eu vos peço: não deixeis de lado o amor fraterno, mas ajudai-vos uns aos outros, perseverando até que o Senhor tenha piedade de nós e afaste a tribulação (cf. Liturgia das horas, p. 1297, v. IV).

Calendário - Serviço Bíblico