Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Dom Geraldo Fernandes Bijos

29/03/1982 (69 anos)

São Paulo, SP, Brasil

Londrina, PR, Brasil

DOM GERALDO FERNANDES BIJOS (1982)

 

Nascimento: 02 de fevereiro de 1913

Localidade: Belo Horizonte-MG (Brasil),

Diocese de Belo Horizonte

Pais: Sr. Virgilato e Sra. Maria

Profissão Religiosa: 10 de fevereiro de 1929

Ordenação: 25 de outubro de 1936

Sagrado: 13 de janeiro de 1957

Falecimento: 29 de março 1982, em São Paulo, 69 anos

 

 

Belo Horizonte, cidade construída expressamente para ser capital do Estado de Minas Gerais, Diocese de Belo Horizonte, foi o berço onde viu a primeira luz do dia o menino Geraldo no dia 2 de fevereiro de 1913, Festividade da Apresentação do Senhor. Seus pais, Sr. Virgilato Bijos e Sra. Maria Fernandes, eram católicos praticantes de origem espanhola, souberam infundir em Geraldo, o espírito de piedade e temor de Deus e inclinação ao sacerdócio.

Em seu contato com os Missionários Claretianos de Belo Horizonte da Igreja de Lourdes, fez brotar em seu coração preparado a propósito pela educação familiar cristã, a vocação para o sacerdócio na Congregação Claretiana para se fazer Filho do Imaculado Coração de Maria.

Entrou muito novo no Instituto a ponto de em seu noviciado ter que esperar completar a sua idade canônica para poder professar. Antes fizera seus estudos de Latim em Curitiba.

Os estudos completos de Filosofia fê-los no Seminário Claret de Rio Claro e os de Teologia, em Curitiba. No ano  de 1935 foi enviado a Roma a fim de completar o “curriculum” dos estudos eclesiásticos e também se formar nos estudos de Direto Canônico. Por esta oportunidade, teve a ventura de se ordenar sacerdote em Roma, aos 25 dias de outubro de 1936.

Voltou para o Brasil em 1939. Foi lecionar no Colégio de Curitiba e notabilizou-se como professor de Teologia Moral. Em 1947, foi eleito Reitor daquele Seminário Claretiano.

No ano de 1950, foi escolhido Primeiro Consultor da Província Claretiana Brasileira e assumiu também o cargo de Superior da Casa-Mãe de São Paulo. Neste tempo, foi constituído Assistente Geral de Religiosos no Brasil.

No ano de 1956, no mês de novembro, dispensado pelo Romano Pontífice do juramento de não receber dignidade, foi obrigado pelo Núncio Apostólico no Brasil, por obediência, a aceitar o múnus de reger a nova Diocese de Londrina que está no Estado do Paraná.

Obrigado a receber tal dignidade, fê-lo com ânimo submisso e religioso, como ele mesmo referiu ao Revmo Padre Geral, Pe. Pedro Schweiger. Foi consagrado Bispo pelo Núncio Apostólico no dia 13 de janeiro de 1957 no Santuário do Coração de Maria.

Juntamente com Madre Leônia Milito, no ano de 1958, fundou em Londrina, a Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, que se espalha e floresce em todo o mundo. A Santa Sé, pelo grande e árduo trabalho desenvolvido em organizar a nova Diocese de Londrina, elevou-a à Categoria de Igreja Metropolitana (Arcebispado) no ano de 1970.

Desenvolvendo grande atividade e dedicação de si, regeu o múnus de Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Quando foi consagrado Bispo, escreveu ao Padre Geral estas palavras: “a Congregação foi para mim ótima Mãe, a qual certamente no futuro o será também, quanto ao que a mim me compete nisto, esforçar-me-ei para que o nome claretiano seja conhecido cada vez mais para a glória de Deus e da amada Congregação”.

Era ornado de um verdadeiro espírito sacerdotal, Pastor diligentíssimo é enumerado entre os principais varões, que promoveu o bem da Igreja local de Londrina e de toda a Nação Brasileira. Como religioso claretiano, foi fiel ao espírito universal de Santo Antônio Maria Claret; fundador das Missionárias Claretianas enviou-as por todo o orbe da terra, como semente fecunda do Evangelho para salvar muitos homens.

Iria celebrar os vinte e cinco anos desde que foi criado Pastor de Londrina e nessa oportunidade, antes de sua morte, pensava renunciar o cargo e passar  os últimos anos de sua vida, como simples missionário claretiano na missão de São Tomé, na África. 

O Senhor da Messe aprovou o seu espírito generoso, mas chamou o Pe. Geraldo a si e pelo assíduo trabalho, que desenvolveu no campo brasileiro, recompensou-o com o grandee eterno prêmio. Descanse na Paz do Senhor!

 

 

[a seguir apresentamos o Necrológio que consta do livro do Padre Teófilo Gomes Sáez (Memória dos Claretianos Falecidos. Delegação Independente do Brasil Central (1954-2003), pp. 75ss]

Exmo. Dom Geraldo Fernandes Bijos

Nascimento: 03 de fevereiro de 1913

Localidade: Contagem, MG

Pais: Sr. Vigilato e Sra. Maria

Profissão Religiosa: 10 de fevereiro de 1929

Ordenação: 25 de outubro de 1936

Sagração Episcopal: 13 de janeiro de 1957

Falecimento: 29 de março de 1982

 

Morte de um grande Arcebispo Claretiano

 

Nasceu em Contagem, MG, no dia 03 de fevereiro de 1913.

Professou pela primeira vez na Congregação em 10 de fevereiro de 1929.

Ordenou-se sacerdote no dia 25 de outubro de 1936, em Roma, onde se doutorou em Direito Canônico em 1939.

Iluminou com suas excelentes aulas de Direito e de Teologia Moral o Teologado Claretiano de Curitiba, PR, onde também exerceu por vários anos o cargo de Superior.

De 1950 a 1956 residiu em São Paulo, SP, como Conselheiro Provincial e Superior da Comunidade. Exercia o cargo de assistente geral da Conferência dos Religiosos do Brasil, quando a Santa Sé o escolheu para ser o primeiro Bispo de Londrina, PR, em novembro de 1956, recebendo a Sagração Episcopal no dia 13 de novembro de 1957.

Em 1958, junto com a Madre Leônia Milito, fundou em Londrina a florescente Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret.

Figura exponencial do episcopado brasileiro, Dom Geraldo Fernandes desempenhou o cargo de Vice-Presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Têmpera firme, alma de santo, Dom Geraldo Fernandes deixou expresso no seu “testamento” um profundo ato de fé em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, à Santa Igreja e ao Papa. Também manifestou sua gratidão à Congregação Claretiana; à Congregação que ele fundou e, notadamente, um preferencial amor aos pobres. Sua Excia. pediu perdão a quem por ventura tenha ofendido, e confessou poder morrer sem dívida, sem dinheiro e sem pecado! Com efeito, vítima de embolia cerebral, Dom Geraldo Fernandes Bijos, DD. Arcebispo de Londrina, PR, faleceu na clínica da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, SP, no dia 29 de março de 1982.

Alguns sacerdotes da nossa Delegação Independente do Brasil Central e também da Província Meridional, muito se beneficiaram de seus conhecimentos como Professor, devendo-lhe igualmente a sólida formação canônica e eclesial. Dom Geraldo foi um Pastor zeloso perspicaz, caráter sério, nobre, muito humano e comedido nas palavras, de tal sorte que se lhe pode aplicar com justeza a observação dos escritor latino Tito Lívio: “Brevitas laudanda est, sed nec plus, quam oportet, dicitur”.

Pelo muito que S. Excia realizou na igreja de Deus e na formação dos missionários claretianos, a “Memória dos Falecidos Claretianos da Delegação Independente do Brasil Central” o incluiu no rol dos irmãos falecidos como preito (manifestação de respeito, homenagem) de gratidão. RIP.

 

 

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31